Inspecção periódica obrigatória

A inspecção periódica obrigatória (IPO) de um veículo destina-se a confirmar, com uma certa regularidade que depende da idade do veículo, que o veículo se encontra em boas condições de funcionamento e segurança.

Para que todos possamos conduzir em segurança, todos os carros e reboques que utiliza são sujeitos a inspecções periódicas. Sabe que documentos deve trazer consigo para a inspecção? Sabe com que frequência deve mandar inspeccionar o seu carro?

 

 

Que documentos são necessários e quando devo ir à inspeção?

Os seguintes documentos devem ser apresentados no momento da inspecção, que pode ser realizada em Centros de Inspecção Técnica das categorias A e B:
– Certificado ou brochura de registo e título do registo predial;
– Registo da última inspecção efectuada, excepto na primeira inspecção;

A inspecção periódica obrigatória, tanto a primeira como a posterior, é devida no dia e mês correspondente ao registo inicial do veículo e deve ser efectuada com a frequência determinada por lei, de acordo com a tabela aqui apresentada.

 

Os veículos devem ser apresentados para inspecção durante os 3 meses anteriores ao dia do mês da primeira matrícula. Os veículos construídos e registados antes de 1 de Janeiro de 1960 não são considerados como sendo de interesse histórico.

A inspecção periódica dos veículos com matrícula estrangeira só é válida no país onde foi efectuada. A presença do proprietário do veículo não é exigida no momento da inspecção, qualquer pessoa pode trazer o veículo à inspecção, desde que apresente os documentos necessários.

A inspecção é realizada por um inspector licenciado. A inspecção demora aproximadamente 20-30 minutos para veículos ligeiros e 30-40 minutos para veículos pesados.

A inspecção do veículo é realizada com a cooperação do condutor do veículo, pelo que é necessário acompanhar a execução da inspecção. As inspecções são realizadas nas horas anunciadas de funcionamento dos centros, geralmente os centros de inspecção funcionam à hora do almoço no sábado de manhã, confirmam a hora com antecedência, alguns centros permitem o agendamento da inspecção.

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WhatsApp chat